Tuesday, July 17, 2007

Um contributo para a aplicação dos recursos de estilo à minha vida

Lembro-me de um dia em miúda me tentarem explicar as analepses e prolepses enquanto recursos de estilo. Aceitei-as como boas, não me esgrimi de razões nem comigo mesma.
Recordo também, com saudade, o momento em que me procuraram explicar algo que não recordo ao certo, mas sei relacionar-se com tempo interno e externo - seria isto? - sei que o exemplo da esforçada docente foi o tanto que custava passar o tempo quando dentro da aula e o rápido que passava quando no intervalo. Aí tive mais dificuldade, acima de tudo porque tudo discordava dentro de mim daquele exemplo. Ali na sala eu era rainha dos pensamentos, podia disfrutar das leituras e pensar nas interpretações, sempre gostei, não custava a passar, o intervalo esse doía mais, por vezes quando não nos sabia a intervalo mas a tortura porque ali eu já não era rainha dos meus pensamentos, se o fosse o mais provável era sair da boca de um dos pirralhos um vocábulo menos aprasível.
Hoje recordei esses momentos, as palavras saem rápido quando sou rainha dos meus pensamenntos, penso sem complexos, abro-me ao outro digo o que penso julgo-me a mim mesma e faço as minhas próprias interpretações mas esse é o meu TEMPO.
Falemos agora do seu compasso, ele acelera quando partilho a paisagem, quando há um sorriso por perto, quando o olhar de "força estás a ir bem"está já ali, quando suspiro longamente ao largo de um espelho d'água, quando corro para apanhar um comboio que me leva sobre o tejo, quando cozinho no laboratório secreto, quando faço pirraça, cócegas, quando os meus musculos faciais se exercitam no pecado de um beijo....
Mas, astuto como é, ele [TEMPO] trava na solidão, na dor, no incerto, nos nervos, na "ansiosidade", na loucura de me faltarem as forças, na quentura dos dias, na incerteza do novo olhar, na amargura da boca do aborrecimento, na perturbação do esbulho! - Sim estou certa que há por aí muito boa gente a esbulhar o meu tempo, a apossar-se do que é meu, a levar-me o MEU TEMPO.

Se assim não for porque trava e acelera ele? Temo saber a resposta mas perfiro não revelá-la, pode ser que assim ele não saiba e meio distraído acelere...........ACELERAS?



"And I know that it's a wonderful world
But I cant feel it right now,
I thought I was doing well but I just want to cry now,
Well I know that its a wonderful world from the sky down to the sea,
but I can only see when you're here, here with me."

No comments: