Sunday, June 3, 2007

"TÃO FOFINHOSSSSS....."

Crianças, bem sei que o dia delas foi sexta feira, mas ainda assim e ao remexer em velhas coisas de família ocorreram-me uma série de pensamentos à minha moda que achei de mencionar aqui neste meu livro aberto para o mundo.
E sendo um pouco como o Natal o dia da criança será quando esta menina-mulher quizer por isso....
É impressionante como aquilo que vivemos quando crianças dificilmente se esquece e nos marca, eu sinto isso diariamente porque a minha memória muito pouco selectiva a isso me conduz, mas também na partilha diária de conversas e experiências com outrem.
A verdade é que a pureza daqueles anos que perdemos nas nossas desventuras e aventuras é o fôlego do nosso sentir actual, as reminiscências do sentir de como se dizia de outra forma as palavras ou se acreditava que estavam pessoas dentro do ATM fazem de nós aquilo que hoje somos.
Bem ou mal, a impressão indelével do passado conduz-nos ao presente em que buscamos no outro o mesmo partilhar o mesmo sorrir, a mesma música ou um simples olhar e ouvinte atento das nossas traquinices.
Já imaginaram conversas de café sem as nossas peripécias de criança?
Se eu não dissesse "peijão-berde" provavelmente hoje não faria arroz basmati com camarão e cogumelos salteados, não sei...
Mas certamente não seria quem sou hoje nem faria as minhas opções como faço.
É há quem lhe chame instintos maternais, eu chamo-lhe paixão pela vida..Dois nomes, dois conceitos ou puras tautologias, em boa verdade esta minha dor de pensar passa em muito pela infância.
Obrigada a todos que pela minha infância passaram, que me fizeram cair a jogar à bola, ou enegrecer a cabeça com hematomas no eixo, obrigada pelos risos com nesquick. Obrigada mana pelas traulitadas nos erros das cópias ("senão não eras boa aluna" né?), obrigada pais pelos berros, obrigada avó pelo sentido da responsabilidade, obrigada avô pelo sorrir e pela paixão por relógios e publicidade no correio, obrigada avó pelo apurar do tacho e obrigada avô pela paixão por carris e por comboios....(mesmo que a verem-me só ao longe..bem longe...)
Àqueles que hoje atentamente me lêem e tantas vezes comigo riem e partilham peripécias inanftis, que no futuro perdure...
Obrigada a quem quiser ouvir comigo mil vezes "TÃO FOFINHOSSSSSS"...

No comments: